Slider

Vídeos Recentes

Turismo

Eventos

Notícias

Personalidades

Cultura

Fotos Antigas e Atuais

» »Unlabelled » 9 Características de uma pessoa tímida


Muitas pessoas são percebidas como tímidas pelos outros. Isso se dá devido a forma como ela se comporta nos momentos do convívio social.

Algumas pessoas tímidas podem apresentar algumas dificuldades na relação com o outro e, em alguns casos, não conseguem compreender os motivos dessas dificuldades. É comum também que algumas pessoas não se classifiquem como tímidas, mesmo quando são vistas pelos outros dessa maneira.

Para compreendermos um pouco mais sobre essa questão, destaquei nove das principais características das pessoas tímidas. Confira:

1) Cobrança excessiva de si mesmo

Muitas pessoas tímidas acabam fazendo uma cobrança muito alta de si mesmas. Ou seja, elas cobram que se comportem de maneira perfeita perante o outro e acabam demonstrando comportamentos “robotizados” pois sentem dificuldades em agir de forma natural.

2) Dificuldade em lidar com imprevistos.

A pessoa tímida é aquela que geralmente pensa no que pretende fazer e o faz como planejado. Quando algum imprevisto acontece, algo que ela não tinha pensando que poderia acontecer, isso faz com que ela tenha mais dificuldades em lidar com essa situação, afinal, fugiu do que estava planejado.

3) Insatisfação com as próprias ações

Por ser muito exigente consigo mesma, a pessoa tímida acaba tendo mais arrependimentos, ficando insatisfeita com a maneira como agiu. São pessoas que geralmente ficam pensando sobre como agiram e como poderiam ter feito melhor. Com o tempo isso acaba trazendo certo sofrimento.

homem-envergonhado

4) Não consegue interagir com outro de forma espontânea

Ser espontâneo é muito difícil para a pessoa tímida, principalmente por que ela sente que precisa agir de uma forma já predeterminada, fazendo com que tenha maior dificuldade em demonstrar quem ela é e agir de uma maneira mais espontânea.

5) Embotamento

O embotamento é a dificuldade em expressar os sentimentos e as emoções. A pessoa tímida geralmente esconde esses sentimentos pois não quer que o outro saiba como ela está se sentindo. É comum também que a pessoa disfarce o seu sentimento, tentando encobri-lo, para não transparecer para o outro como ela está se sentindo.

6) Introversão

A introversão está intimamente ligada a timidez. O introvertido é aquele que volta para o seu mundo interior e se preocupa mais consigo mesmo do que com os outros, sendo uma pessoa mais contida e centrada nas próprias atitudes. São pessoas mais caladas que não buscam a atenção nem a aceitação do outro. Preferem observar ao agir.

Shy-Man

7) Dificuldade para falar em público

Essa é uma característica muito comum. As pessoas tímidas podem sentir mais dificuldade para falar em grupos e principalmente em público. São aquelas pessoas que sofrem para apresentar um trabalho, que ficam nervosas ao ver um grande número de pessoas.

8) Dificuldade para expressar o que pensa

Assim como há a dificuldade para demonstrar os sentimentos, as pessoas tímidas geralmente têm maiores dificuldades para dar opiniões e dizer o que pensam. Principalmente se precisam discordar do outro ou fazer isso na frente de outras pessoas. São aquelas pessoas que ficam pensando sobre os assuntos, mas não conseguem expressar o que pensam. É comum também que, quando acabam expressando o que pensam, o fazem de uma maneira insatisfatória.

shy-guy-talking

9) Falta de habilidades sociais

As habilidades sociais são um conjunto de habilidades referentes ao convivo e a interação social. Ou seja, são habilidades que desenvolvemos ao conviver com os grupos. As pessoas tímidas têm essas atividades pouco desenvolvidas, pois preferem se afastar dos grupos. Para as pessoas tímidas, é mais fácil conversar e conviver com poucas pessoas do que com um grupo maior.

Você se identificou com alguma dessas características?

Nada de se preocupar. A timidez não é necessariamente algo ruim. Só se torna algo prejudicial quando traz algum tipo de sofrimento para o sujeito. É interessante ter em mente que muitas habilidades sociais são aprendidas e que há como se tornar mais extrovertido, desde que sejam feitas algumas mudanças pontuais na sua vida, com treinamentos e técnicas para que isso se torne uma realidade.



via http://tudoparahomens.com.br/9-caracteristicas-de-uma-pessoa-timida/

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply