Slider

Vídeos Recentes

Turismo

Eventos

Notícias

Personalidades

Cultura

Fotos Antigas e Atuais

» » As pessoas mais influentes de Curitiba em 2013


Em suas áreas de atuação, eles fazem a diferença. Não é um jargão qualquer. As contribuições à sociedade curitibana e ao Estado, que cada uma das personalidades mencionadas apresentam são profundas e ajudam a transformar para melhor o meio em que vivemos. Todos merecem nossos aplausos e a torcida para que continuem assim. Todos eles carregam no espírito de vencedores o que o líder sul-africano e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, disse uma vez: "Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir."

Márcia Fruet

Como primeira dama de Curitiba, a jornalista Marcia Fruet chamou para si os muitos desafios que a capital do Estado enfrenta na área social. E ela mostra que veio para trabalhar muito, com toda a sensibilidade social que o setor exige. Já nos primeiros meses de mandato do seu marido, o prefeito Gustavo Fruet, Márcia iniciou um diálogo necessário e urgente com os moradores de rua, para tornar a vida menos sofrida desses cidadãos que vivem à margem da sociedade e com pespectivas reais de sair dessa situação. Os desafios nesses e em outros setores são imensos, mas Marcia já demonstrou que conseguiu responder às demandas que o cargo exige: com engajamento, diálogo, entendimento da complexidade social e ações concretas para os menos favorecidos.
Paulo Baier

Aos 39 anos, o meia atacante Paulo Baier mostra que o futebol, bem jogado, não depende mais da idade. Comandante da boa campanha que o Atlético-PR faz no Brasileirão, com chances reais de chegar novamente a disputar uma Libertadores da América, Baier é um dos atletas do Furacão com mais tempo de casa. Ele está no clube desde 2009 e já tem seu nome marcado na história atleticana. Em 2012, sua condição de maestro e líder em campo foi decisiva para reconduzir o clube de volta à elite do futebol brasileiro. Todo o empenho demonstrado pelo jogador já resultou na renovação do seu contrato até o final de 2014. Baier chegou a se envolver em polêmica com a diretoria do clube durante a discussão sobre sua permanência ou não no Furacão, mas como é ídolo, a voz da torcida falou mais alto e o “Fica Baier” virou realidade.
Salomão Soifer

O empresário Salomão Soifer sabe que a palavra ousadia cai como uma luva na sua trajetória de homem de negócios. O exemplo mais recente pode ser visto no Batel, um dos pontos mais nobres de Curitiba. Lá, neste ano, mesmo com a economia nacional patinando no crescimento, Soifer inaugurou seu mais novo prodígio empresarial: o Pátio Batel, um megaepreendimento de 137 mil metros quadrados. Trata-se de uma obra planejada pelo empresário há mais de 10 anos para o público curitibano. Visionário de primeira linha, Soifer tem o pioneirismo na veia. É dele a largada na era dos shoppings em Curitiba, há 30 anos, com a inauguração do Mueller, numa outra época de incertezas econômicas. O faro para bons negócios de Soifer desconhece aparentes obstáculos, o que fez o empresário formar um perfil eclético de investimentos ao longo de mais de 50 anos de carreira, com participações nas áreas turísticas, de reciclagem, hipismo e no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Álvaro Dias

O senador paranaense Álvaro Dias é uma das principais referências do Congresso na mídia e no bloco de oposição. Sempre que os rumos do país estão em jogo, o senador contribui com as discussões por meio de uma visão independente, crítica e realista da situação, tocando em assuntos que para a maioria dos colegas, por serem da situação, podem não ser interessantes do ponto de vista político, mas que também afetam a vida da população. Álvaro Dias, em 2013, foi eleito mais uma vez como um dos “cabeças” do Congresso, grupo restrito de políticos que influenciam diretamente o funcionamento da duas casas legislativas federais. No caderno anual editado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar) sobre políticos que mais chamam a atenção por seu trabalho, Álvaro Dias destaca-se como debatedor e atuante nas investigações de corrupção no governo federal.
James Alberti

No filme “O Informante” (EUA/2000), um produtor da rede de TV CBS (vivido pelo ator Al Pacino) conhece um ex-executivo da indústria do tabaco (interpretado pelo ator Russel Crowe). O personagem de Pacino o convence a revelar uma bomba: as empresas do setor incluiam químicos para viciar os fumantes e, com isto, segurar a clientela. A reportagem vai ao ar e força a indústria do tabaco a assinar um acordo bilionário de indenização às vítimas do tabagismo. É o jornalismo a serviço do cidadão. No Paraná, jornalistas vêm se destacando por levar esse conceito à risca. James Alberti, 42, produtor da RPC TV para os telejornais e programas da Rede Globo, comandou a cobertura do caso “Diários Secretos”, que expôs as entranhas de uma rede de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa. O escândalo terminou em prisões, economia de dinheiro público e mais transparência com o dinheiro do povo. James Alberti mostra que o jornalismo tem jeito, e como.
Leon Knopholtz

O empresário e escritor curitibano Leon Knopholtz começou a se envolver com cultura desde muito cedo, ainda no início dos anos 1990. Resultado: uma convivência de sucesso com as artes e reflexos positivos para o público e os artistas. A trajetória de Knopholtz confunde-se com a história contemporânea da cultura na capital do Paraná. Ele é um dos criadores do Festival de Teatro de Curitiba, que em 2013 chegou à edição de número 22. Por manter um espírito democrático para abrigar montagens tradicionais e alternativas, o festival virou programação obrigatória na cena cultural do país. Com essa filosofia, o evento revelou-se uma oportunidade de ouro para companhias teatrais e atores talentosos em busca do merecido lugar de destaque. O trabalho de Knopholtz ao longo de mais de duas décadas mostra que cultura levada a sério vai longe e com ótimos resultados para todos.
Jayme Bernardo

Requinte, elegância, tradição, contemporaneidade. Não faltam predicados para descrever o trabalho do arquiteto Jayme Bernardo. O potencial de expressão artística e humana disponíveis no espaço interior de uma construção é o território que Bernardo gosta de burilar. Um processo criativo que descortina cenários em que o homem promove por diferentes meios e formas sua convivência harmoniosa com o ambiente. Formado no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Bernardo vem sendo reconhecido há cerca de 30 anos pelo trabalhos de alto padrão nas mais diversas áreas residenciais e comerciais, como restaurantes, hotelaria e casas noturnas. Sua vida profissional dividi-se entre Curitiba e São Paulo A fama de seu traço eclético conquistou também no exterior, com a assinatura de projetos em Angola (Centro Cultural Agostinho Netto) e apartamentos nas cidades de Nova York e Miami.

Gustavo Fruet

É de Gustavo Fruet a proeza de tirar um grupo político que estava há 24 anos seguidos no comando da Prefeitura de Curitiba. Por um partido (PDT) em ascensão, Fruet se lançou em uma disputa em que os candidatos do governo estadual, o então prefeito Luciano Ducci e o jovem Ratinho Júnior despontavam como favoritos. Com uma campanha em que o desânimo era palavra fora do dicionário do pedetista, Fruet virou o jogo e hoje é uma das figuras políticas com poder de influenciar a próxima eleição, a de governador do Estado, no ano que vem. No mandato, Fruet tem encarado desafios gigantes, como o de impor um novo estilo de administrar a uma máquina pública habituada a funcionar em outro ritmo há mais de duas décadas. Já nos primeiros meses de gestão, o novo prefeito atacou os principais problemas que assolam a capital, o transporte coletivo e o funcionamento das unidades de saúde.
Andrea Omeiri

A empresária Andrea Omeiri é a responsável por uma das ações de mídia mais importantes do ano. Ela não precisou procurar a redação de um jornal ou uma emissora de TV. Usou o próprio perfil no Facebook. O impacto do que ela disse foi expressivo. Andrea testemunhou os exageros provocados por jovens bem nascidos e… bêbados. Em tom de desabafo, a empresária condenou exibições despudoradas por jovens casais, muitos menores de idade, nos salões e corredores de um tradicional clube de Curitiba, sob os olhares cúmplices dos próprios pais presentes ao baile. A reação ao que Andrea denunciou foi grande, estimulando reportagens na mídia sobre o abuso do álcool entre os jovens. Andrea considera que tinha a obrigação de debater um assunto que é obrigação de todos, ou seja, alertar pais e mães sobre os perigos da falta de limites na educação dos jovens.
Desembargador Guilherme Luiz Gomes

O desembargador Guilherme Luiz Gomes, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, tem mais de 30 anos de experiência na magistratura. Seu currículo ainda inclui a presidência da Associação dos Magistrados do Paraná e a função de juiz no Tribunal Regional Eleitoral. Em outubro, ele assumiu mais um desafio: com o afastamento do então presidente do TJ, Clayton Camargo, Gomes foi eleito para completar o mandato 2013/2014. O novo presidente do TJ-PR assumiu recebendo elogios. “Pelas notícias que tenho, o desembargador Guilherme Luiz Gomes é um homem sério e, com certeza, vai procurar melhorar a imagem do tribunal”, diz o corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Francisco Falcão.
Padre Reginaldo Manzotti

O padre Reginaldo Manzotti tem arrebatado multidões, mentes e corações por onde passa. O sacerdote faz parte de uma jovem geração de religiosos que usam diferentes formas para pregar o Evangelho de Cristo. As estratégias vêm dando certo diante da resposta manifestada pelos fiéis nas redes sociais, sites, o rádio e a TV. É um grande triunfo, se for levada em conta uma sociedade marcada pelo deus do individualismo e a valorização de todo tipo de sucesso e status social, não importando os meios de alcançá-los. Com uma pregação objetiva, que alerta para esses caminhos sinuosos, Padre Reginaldo mostra que a reflexão interior, baseada nas coisas do Alto, é mais necessária do que nunca para que o ser humano se convença que integra um projeto de vida maior, sendo chamado a orar e realizar boas ações sempre, para o bem geral de todos.
Patrik Cornelsen

Patrik Cornelsen vai entrar para a história da cultura curitibana como um dos responsáveis pela reabertura da Pedreira Paulo Leminski, o principal palco de grandes espetáculos a céu aberto de Curitiba. Patrik foi uma das personas que esteve à frente do debate pela reabertura do local, após cinco anos de interdição judicial, por causa de uma série de inadequações, desde o horário dos shows até a falta de estrutura para acomodar o público. É dele também a iniciativa de realizar eventos bem sucedidos voltados ao rock das grandes bandas, mas com espaço cativo para as esperadas revelações, como o festival Lupaluna, edições do TIM Festival, além de trazer a Curitiba espetáculos consagrados pelo público, como o da banda Oasis. O trabalho de Patrik mostra que agitadores culturais como ele são fundamentais em qualquer cidade que pretende continuar relevante na cena musical.
Evandro Rogério Roman

O árbitro de futebol Evandro Rogério Roman suspendeu uma bem sucedida carreira nos gramados para assumir a Secretaria Estadual do Esporte. Em 2011, com a posse do governador Beto Richa, o setor voltava a ter uma secretaria própria. De primeiro escalão, com mais autonomia, a secretaria é a responsável por ditar as políticas para a formação de atletas que vão disputar as grandes competições regionais nacionais e internacionais, como as Olimpíadas. Roman aceitou o desafio e entendeu primeiro que era preciso se aproximar dos municípios, ouvindo-os para detectar quais as ações seriam as mais importantes para o apoio necessário à prática esportiva. Em outra linha de ação, o secretário desencadeou um programa inovador, que procura identificar, usando até o DNA do atleta, os possíveis talentos que podem fazer a diferença nas competições de alto rendimento. Medalhas à vista e novos orgulhos nacionais, com certeza.

Guilherme da Cunha Pereira

O empresário de comunicação, advogado e professor Guilherme da Cunha Pereira está à frente de uma nova geração de empreendedores preocupados em colocar o Paraná no seu devido lugar. Nas empresas
que fazem parte do Grupo Rede Parananense de Comunicação (GRPCOM), a gestão de Cunha Pereira tem se pautado em liderar os debates sobre os grandes temas do Estado. Nos últimos anos, o grupo de comunicação presta grandes serviços ao Paraná, principalmente no campo do combate à corrupção nas instituições públicas. Por isso, Guilherme da Cunha Pereira deve ser reconhecido como o defensor de uma causa nobre, a da liberdade de expressão, que no seu caso representa trazer a público tudo aquilo
que possa ser um atraso para o desenvolvimento econômico, social e moral do Paraná. Uma população
esclarecida sobre o que acontece em seu meio é uma comunidade capaz de conduzir seus rumos sem amarras, cordéis ou mordaças.
Edson Luiz Marochi

A Simetria Ambienti é a mais nova investida do Grupo de Móveis Campo Largo. Em dois anos e meio de funcionamento no coração do Batel, em Curitiba, a loja vem conquistando um público pra lá de sofisticado, sempre em busca de novidades na área de decoração de interiores e móveis. À frente da empreitada, o diretor Edson Luiz Marochi conta que a loja chega num momento interessante: o público classe AA de Curitiba passou a gerar uma demanda crescente que está resultando na abertura de novos negócios para atendê-lo com a sofisiticação que merece. Toda essa exclusividade e requinte que a Simetria disponibiliza carrega o histórico de 53 anos do Grupo Campo Largo, controlado pela família Marochi. A Simetria se beneficia dessa trajetória, pois, segundo Edson, segue um tripé cumprido à risca em todo grupo: qualidade no design, mão de obra de primeira linha na prestação de serviços e um trabalho de estreito relacionamento com os arquitetos e designers de interiores.
André Mendes

O artista plástico André Mendes criou um mundo particular. Ele pode ser visto através dos trabalhos originais e nada tradicionais do artista. Quem aprecia o trabalho sabe que pode fazer uma viagem única quando está diante das obras de André. Autodidata, ele usou o talento natural para se aperfeiçoar ao longo dos anos e foi chamando a atenção do público e da imprensa. O artista se formou ainda em Design Gráfico na PUC-PR e fez especialização em Desenho na Escuela de Imagem y Diseño (Idep), em Barcelona, na Espanha, cidade onde já fez três exposições. Os trabalhos também foram expostos em outros países. As incursões internacionais de André pelo mundo também reúnem mostras na Malásia, na italiana Milão e na francesa Bordeaux.
Henrique Almeida Filho

Henrique Almeida Filho é um empresário que marca suas atividades com conquistas frequentes. No comando do Grupo Hafil, que há mais de 30 anos se destaca no segmento imobiliário, Henrique iniciou um processo de diversificação e profissionalização nas empresas do grupo, expandido recentemente pela abertura de duas novas frentes de negócios. A Hafil Máquinas e Equipamentos (Tauron) agora é a responsável nos estados do Sul pela venda dos equipamentos de construção da John Deere, comercializando máquinas e tecnologias inéditas no Brasil. A EDGE é uma nova marca de bebidas que inicia as atividades com um energético que une qualidade e inovações. Como diretor-superintendente do Grupo Hafil, Henrique tem mostrado que é possível manter os valores da empresa fundada por seu pai, adicionando sua administração e arrojo empresarial.
Ubajara Índio do Brasil

Em 1977, um grupo de jovens professores decide fundar uma instituição de ensino preocupada em promover uma instrução de qualidade, mas aliada a uma formação humanística, de um cidadão consciente de seus deveres e direitos. Nascia o Colégio e Pré-Vestibular Decisivo, uma das instituições de ensino particular mais tradicionais de Curitiba. O diretor-geral do Decisivo, Ubajara Índio do Brasil Von Linsing, diz que a Educação brasileira tem “um longo caminho a percorrer”. Projetos para colaborar, o Decisivo tem de sobra, como dar ênfase a um bom preparo para o aluno nos vestibulares, além de estabelecer um programa paradidático que ajuda a moldar a personalidade dos estudantes.




http://www.onecuritiba.com.br/as-pessoas-mais-influentes-de-curitiba-2013/

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply